quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O abandono das antigas estações da Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco preocupa a população Juazeirense

  
  A Estação Ferroviária do São Francisco foi incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (VFFLB) no século 19. Estrategicamente construída, ela atribuía a linha para atenuar a economia da região Nordeste, em especial as produções agrícolas.
     
Após sua desativação, que aconteceu a mais de duas décadas e sem qualquer projeto de restauração, a casa de trem passou a servir como painel para cartazes de anúncio e abrigo para moradores de rua. O monumento que representaria a memória da cultura regional passou a ficar apenas na lembrança dos moradores que se incomodam com o abandono dos prédios.
O aposentado Sérgio Carvalho de Oliveira, 57 anos relata experiências, que viveu na época em que os trens passavam no bairro onde ele morava, ele também discorre sobre a importância da conservação dos prédios para a conservação da história da Cidade. 



“Antigamente era ‘luxoso’ quem andava de trem, tinham as poltronas todas com estufado, tudo arrumadinho, era bonito! Movia a economia local com a exportação de muita coisa, principalmente das produções da terra. Antes as coisas iam, mas hoje em dia se acabou e tudo foi se perdendo”, destacou.

   Uma das situações que deixa os moradores inseguros é o número de usuários de drogas que costumam ocupar os prédios à noite. Paulo Roberto Cunha mora no Bairro João XXIII há 30 anos e afirma que se sente incomodado com a situação atual da Estação. Para ele a restauração do espaço é importante para a preservação da história da cidade. “Isso faz parte da memória da cidade, é a nossa história e agora está sendo um acolhimento para pontos de prostituição e usuários de drogas”, declarou.
Os Moradores dos bairros próximos à Estação Ferroviária de Juazeiro, reclamam de problemas como falta de iluminação e vigilância nas redondezas dos prédios, que segundo eles, são causados pela falta de revitalização do local que não tem nenhum tipo de reforma desde sua desativação, o que traz conseqüências não só para quem reside nas proximidades como também para as outras pessoas que circulam por lá.

De acordo com informações da secretaria de cultura do município, ainda não foi desenvolvido nenhum projeto direcionado à Estação Ferroviária por que a própria não é legalmente patrimônio municipal. O processo segue em andamento em âmbito federal, no qual a Prefeitura de Juazeiro solicita  a posse desse e de outros  monumentos também considerados importantes para a população, por este motivo, somente após a decisão judicial as medidas cabíveis deverão ser tomadas com o objetivo de manter preservado o patrimônio cultural da população Juazeirense.

Por Ingrid Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário