sexta-feira, 11 de outubro de 2013

'A música foi o que Deus colocou em minha vida'



Músico juazeirense encanta com o som da sanfona

Autodidata, apaixonado pela música, conquistado pelo som da sanfona do mestre Luiz Gonzaga e seguindo o exemplo do pai, o juazeirense Silas Souza, 18 anos, iniciou a sua carreira na música ainda criança, quando com dez anos começou tocando a gaita que pegava escondido do seu pai, mas dentre todos os instrumentos, foi o som da sanfona conquistou seu coração.

A paixão iniciou quando ouviu no som do carro do seu tio um CD de Luiz Gonzaga, foi amor, assim classificou Silas quando ouviu o instrumento pela primeira vez.  “Peguei o CD do meu tio emprestado e até hoje não devolvi”, conta.  

Ouvindo o som todos os dias, mesmo sem frequentar nenhum escola, sem ter tido nenhum professor, a vontade de tocar o instrumento só aumentava e iniciava assim a luta para conseguir uma sanfona. “Eu fiquei com tanta vontade de aprender a tocar sanfona que eu disse: mainha se a senhora me der a sanfona eu já sei tocar”, lembrou. 

O instrumento é caro, a família não tinha condições de comprar, porém, avó possuía uma que estava parada, então resolveram trocar por um teclado, apesar de não ter uma qualidade muito boa, mas foi nela que tocou as primeiras notas, já que, a intuição de Silas em já saber tocar antes mesmo de conhecer o instrumento não era falsa, após um mês, já conseguia tocar músicas com um auto grau de dificuldade, no segundo mês já subia ao palco para tocar com o sanfoneiro da região Targino Gondim, no dia municipal da sanfona. Apesar de não ter professor, a buscar pelo conhecimento da música sempre fez parte do dia a dia de Silas.

Além de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e os Novos Baianos fazem parte da lista de referência do músico, Silas conta está orgulhoso que é honrado em fazer parte dessa nova geração que vem para representar a cultura nordestina. “É uma responsabilidade  e uma gratificação imensa está representando a cultura nordestina, levando o nome do Brasil, por que nordeste é Brasil”, ressaltou.

Apesar das referências na músicas, o jovem também possui referencias na vida, seus pais e irmão, que sempre apoiaram a sua escolha.  “Aqui em casa um projeto de um é de quatro, todos somos unidos. O apoio dos meus pais foi fundamental, Eles sempre me mostrando o caminho, indo comigo. A música foi o que Deus colocou em minha vida, colocou mesmo por que eu sou apaixonado por ela”, finalizou. 

Por Clêilma Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário