quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em Petrolina, evento promove discussões e mini-cursos voltados para a convivência com o Semiárido



Começou na manhã de ontem (29 de outubro), em Petrolina-Pe,  o SemiáridoShow 2013. O evento que reúne agricultores da região e toda a comunidade interessada por discussões relacionadas aos efeitos da seca no semiárido terá nesta edição o primeiro Seminário “Ações de Enfrentamento aos Efeitos da Seca e as Políticas de Convivência com o Semiárido” com o Secretário de Agricultura, José Aldo dos Santos e está previsto para começar às14h, no auditório da Embrapa Semiárido.
O evento se estende até o dia 1º de novembro e os participantes podem se inscrever em nos mini-cursos que são oferecidos, em média seis por dia que abrangem temáticas voltadas para a convivência com o semiárido.

O chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Semiárido, José Nilton Moreira ressalta que os temas abordados, nos mini-cursos, palestras e exposições são decididos a partir da demanda e da analise de quais atividades podem contribuir para melhores condições de convivência com o Seminário, principalmente nos períodos de seca prolongada que são característicos da região.
“As tecnologias que são mostradas no SemiáridoShow, se imagina que são o que os agricultores do semiárido poderiam estar visualizando, conhecendo e podendo levar para suas propriedades, então eles visitam a área têm o contato com as tecnologias, coisas mais simples e coisas mais complexas que eles precisariam talvez lutar para que algumas políticas pudessem chegar aos seus municípios... Além de visitar toda a feira eles poderiam estar participando de alguns mini-cursos e palestras para aperfeiçoar um pouco mais os seus conhecimentos”. Salientou.

José Nilton destaca que a escolha dos temas abordados nos mini-cursos partem da demanda das edições anteriores e da necessidade de trazer temas novos que estejam relacionados com os de maior procura “Tem temas que a gente tem visto que nas edições anteriores tiveram uma procura muito grande então a gente retoma a eles, por outro lado tem alguma coisas que são novidade. Então a escolha é baseada na demanda dos eventos passados ou algumas novidades que a gente acredita que as pessoas vão estar interessadas e por isso vão participar”. Afirmou.

Durante os quatro dias do evento também acontecem atividades, como apresentações culturais, vitrines tecnológicas, exposições de publicações científicas da Embrapa e de outras instituições de pesquisa e o espaço da economia solidária. A entrada é gratuita e os interessados podem ter acesso à programação completa do evento através site www.semiaridoshow.com.br.

 Por Ingrid Jéssica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário