terça-feira, 12 de novembro de 2013

A BELEZA DO PROBLEMA

O sol nordestino, brisa fresca e belas paisagens regadas a muita música. Assim tem sido os finais de semana de quem procura as barcas de passeio em Juazeiro e Petrolina nos últimos meses, e neste ultimo não foi diferente.

Com a aproximação do verão, se torna cada vez maior a procura por esse tipo de programação turística tanto por habitantes locais quanto por turistas de várias regiões do país. As rotas contemplam destinos variados, entre os mais comuns estão algumas ilhas como as do Rodeadouro e Ilha do Massangano, outras desembarcam aventureiros em bancos de areia no meio do rio onde montam acampamentos e até jogam futebol aproveitando o baixo nível do São Francisco.

Aliás, segundo leituras realizadas no último dia 11 desse mês pelo Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS),a barragem de Sobradinho está atuando com pouco mais de 22% de sua capacidade total, devido a pouca incidência  de chuvas na região e na cabeceira do rio forçando uma diminuição da vazão de água e revelando essas ilhotas ao longo do curso do rio. Em alguns pontos os condutores das barquinhas devem alem de desviar das pedras sinalizadas de costume, ter cautela para não atolarem nos bancos de areia que ainda estão submersos.

As férias de fim de ano vem aí e com ela a alta temporada do verão, "nas minhas férias eu vou voltar pra cá, é muito bonito, e ainda trarei minha mãe também" disse Adrianni Fontes, representante comercial em Recife-PE, que veio a trabalho e aproveitou o fim de semana para conhecer as belezas do rio, belezas que camuflam um problema diário, progressivo e que interfere no futuro do São Francisco e das pessoas que usufruem de suas riquezas.

Texto: David Werson
Foto 01: David Werson; Foto 02: google.com.br;

Nenhum comentário:

Postar um comentário